Nosso Deus é fiel
18/09/2021 23:09 em Mensagens

NOSSO DEUS FIEL

“Então o Senhor Deus deu ao povo de Israel lideres fortes, chamados juízes, que os salvaram dos que os atacavam e roubavam” (Juízes 2.16). 

O livro de Juízes apresenta um contraste gritante entre a fidelidade de Deus e a infidelidade de Israel. Depois de ser liberto do cativeiro egípcio debaixo de grandes sinais, depois de uma liderança corajosa e vitoriosa por meio de Josué até a conquista da Terra Prometida, o povo de Israel caiu em extremo pecado diante de Deus e se afastou de tudo o que o Senhor lhe havia ordenado.

Isso gerou uma instabilidade social, econômica, política, mas acima de tudo, religiosa e espiritual sobre a nação. O mesmo povo que foi testemunha ocular do deslumbrante poder de Deus, agora o havia esquecido completamente. Por causa dessa rebelião, eles foram entregues à terrível opressão de seus inimigos.

Alguém poderia antecipar que o pecado deles levaria Deus a abandonar seu povo para sempre. No entanto, uma vez após outra, uma avalanche da graça de Deus alcançava a falta de fé do povo. Israel não tinha mais Moises para lembra-los dos feitos do Senhor e guia-los em direção à espiritualidade. Também não tinham mais Josué para lidera-los diante das batalhas. Então, todas as vezes que o povo fraquejava Deus levantava os seus juízes para sustenta-los e defende-los. Na verdade, eles eram a representação da compaixão de Deus pelo Seu povo.

O que aprendemos com isso? Aprendemos que a fidelidade de Deus claramente não é baseada na bondade de Seu povo. Pelo contrário, a fidelidade de Deus é fundada no Seu caráter. Ele é fiel em tudo, cumpre as suas promessas, sendo uma de suas principais a de que a sua fidelidade dura para sempre.

A fidelidade de Deus é a esperança sobre a qual a vida cristã é construída. Ele nunca nos abandona e nem mesmo volta as costas quando somos infiéis. Ele ouve, lembra, vê e sabe todas as coisas. Deus ouve o clamor por Sua misericórdia e jamais quebra a Sua aliança.

Ele conhece as nossas necessidades e, em virtude da obra de Cristo, tomou providências para atender a essas necessidades e nos restaurar a um relacionamento correto com ele para sempre. Deus é sempre fiel – esta é a nossa segurança.     

Pr Elias Manoel

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!