O fato de não podermos prever o futuro nos amedronta. Nosso constante desejo de querer controlar as coisas nos faz pensar que podemos dominar as circunstâncias da vida; entretanto não podemos.
Jesus, conhecedor e sempre atento a esse desejo humano declarou em um de seus ensinamentos: E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades." (Mateus 6:27,34). Por meio desta palavra, Jesus ensina que Deus quer que confiemos nele, em vez de nos preocuparmos com o futuro.
A nossa dificuldade reside no fato de compreendermos que confiar o futuro das coisas e da nossa própria vida nas mãos de Deus não se trata de um ato único e isolado, mas de um processo que se renova a cada dia se estamos dispostos a nos submetermos ao aprendizado que Deus nos proporciona.
Mas a boa notícia é que Deus nos equipa para confiarmos nele. Por meio das suas expressões de amor e do seu cuidado percebido através das linhas de Sua Palavra, podemos enfrentar as provas e escolher o caminho do crescimento e da maturidade. Assim, o futuro, não importa como ele venha, sempre será mais uma batalha a ser vencida por meio da confiança de que Deus lá estará.
Pr Elias Manoel
Pastor presidente da Igreja Batista Central
São José dos Pinhais -Pr